26 mar, 2021 - 11:20 • Marta Grosso com Reuters
Veja também:
Chama-se “Virolens” e terá sido já aprovado pela Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA), entidade reguladora no Reino Unido. Este teste à Covid-19 permite ter resultados em 20 segundos.
A notícia é avançada nesta sexta-feira pelo produtor do produto, citado por vários órgãos de comunicação social e pela agência Reuters.
O “Virolens” foi criado pela start-up britânica iAbra e pela TT Electronics e usa cotonetes para recolher amostras de saliva.
Este dispositivo pode ser utilizado em aeroportos, instalações desportivas e empresas e já foi testado no aeroporto de Heathrow, em Londres.
Segundo a distribuidora do teste, a Histate, os ensaios realizados revelaram 98,1% de sensibilidade do “Virolens”, o que significa que dará origem a poucos falsos negativos, e 99,7% de especificidade, o que significa poucos falsos positivos.
A massificação de testes rápidos representa uma parte importante da estratégia de desconfinamento do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. Segundo a Histate, o novo dispositivo será lançado em breve no país.