28 mar, 2021 - 22:56 • Hélio Carvalho
Um incêndio de grandes dimensões provocou explosões numa refinaria na Indonésia, na cidade de Indramayu, na província de Java Ocidental, começando a deflagrar durante a madrugada de segunda-feira. Os meios de comunicação locais noticiaram que as populações próximas da refinaria estão a ser evacuadas.
Nas redes sociais, espalham-se os vídeos de nuvens de fumo espessas e gigantes, cobrindo todo o céu da zona. Segundo os órgãos de comunicação social locais, o barulho das explosões foi ouvido a dezenas de quilómetros de distância.
NEW - Massive explosion rocks Balongan, Indonesia.pic.twitter.com/qmzfwdTJlK
— Disclose.tv 🚨 (@disclosetv) March 28, 2021
Pertamina VI Balongan indramayu😭 yallah 😭 #pray_for_balongan_indramayu #pray_for_balongan #pray_for_indramayu pic.twitter.com/w5FjPCW3Ge
— Tono Prasetya (@tono_prasetya) March 28, 2021
Segundo contaram testemunhas aos media locais, o incêndio terá sido provocado por um relâmpago, numa noite de mau tempo, mas a causa do incêndio ainda não foi confirmada pelas autoridades.
O site NewsAsia 24 noticia que o departamento de bombeiros de Indramayu, onde se localiza a refinaria, confirmou que as chamas não atingiram zonas residenciais e estão circunscritas ao perímetro da refinaria. Em todo o caso, as habitações perto da fábrica foram evacuadas.
Ifki Sukarya, porta-voz da Pertamina Balongan, a empresa que gere a refinaria, informou que o fluxo de petróleo está a ser controlado e a energia está a ser cortada regularmente, para evitar a propação de mais chamas.
A empresa também confirma que quatro pessoas a passar próximas do local "sofreram queimaduras e foram internadas nos cuidados intensivos".
Longe da refinaria, a onda de choque provocou estragos em algumas casas, partindo vidros e janelas.
Kondisi salah satu rumah warga saat terjadi ledakan kilang minyak Pertamina Balongan, Indramayu. Jalanan chaos dan langit masih memerah. pic.twitter.com/ozjCmVct3V
— 𝙷𝚊𝚗𝚜 (@Eashfihan) March 28, 2021
Algumas pessoas evacuadas já foram realojadas em instalações do Governo regional.
[Notícia atualizada às 23h35]