23 abr, 2021 - 16:51 • Redação, com Lusa
Veja também:
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, antecipa para julho a meta de vacinar 70% dos adultos contra a covid-19 na União Europeia (UE).
“Estou confiante de que teremos doses suficientes para vacinar 70% de todos os adultos da UE já em julho”, declarou esta sexta-feira Von deer Leyen durante uma visita à fábrica da BioNTech/Pfizer em Puurs, Bélgica.
Anteriormente, a União Europeia previa que 70% dos adultos estivessem vacinados até final do verão. Esta é a percentagem considerada necessária para garantir a imunidade de grupo.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprovou, esta sexta-feira, um aumento da capacidade de produção de vacinas da BioNTech/Pfizer e Moderna na União Europeia.
O comissário europeu do Mercado Interno afirmou que o aumento da produção na Europa vai permitir disponibilizar 410 milhões de vacinas aos Estados-membros neste segundo trimestre, assegurando o objetivo de vacinar 70% dos adultos até julho.
“No segundo trimestre, teremos 410 milhões de doses de vacinas [contra a covid-19] que serão fornecidas a todos os Estados-membros. Vamos multiplicar o número de vacinas por quatro, o que dá uma boa noção desta aceleração” da produção do fármaco na UE, avançou Thierry Breton.
O comissário falava numa audição conjunta na Comissão de Assuntos Europeus, na Comissão de Saúde e na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social, sobre a estratégia de vacinação na União Europeia (UE).