26 abr, 2021 - 13:40 • Marta Grosso com agências
Dezenas de pessoas participaram, nesta segunda-feira de manhã, numa cerimónia pelo 35.º aniversário do desastre de Chernobyl, na Ucrânia.
A cerimónia decorreu num memorial aos bombeiros na cidade de Slavutych, construída depois da evacuação de Prypyat, situada a apenas quilómetro e meio de Chernobyl e onde moravam muitos dos trabalhadores na central nuclear.
Foram colocadas rosas e outras flores pelas vítimas.
Na própria cidade de Prypyat, foram acendidas velas em homenagem aos trabalhadores que morreram na sequência do acidente e dos trabalhas de limpeza decorrentes.
O acidente ocorreu em 26 de abril de 1986. O reator n.º 4 da central explodiu e deu origem ao maior desastre nuclear de que há registo. Prypyat tornou-se numa cidade fantasma.
Para assinalar a data, foi também aberta uma exposição sobre a cidade e as pessoas que trabalharam no local após a explosão.
Chernobyl é hoje um ponto de turismo. Em agosto de 2019, 75 mil pessoas visitaram o local.
A explosão da madrugada do dia 26 abril de 1986, três anos antes do colapso da União Soviética, libertou material radioativo que atingiu vários países da Europa ocidental e continua a afetar milhares de habitantes da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia, além de muitos terrenos, numa aérea de 200 mil quilómetros quadrados, estarem contaminados.
Em 2016, ficou concluída a instalação do sarcófago de proteção do quarto reator, a maior estrutura dinâmica jamais construída e que garante a segurança do local durante um período de 100 anos.