23 mai, 2021 - 11:03 • Lusa
Um total de 3.495 pessoas concentradas em ‘botellones’ foram retiradas pela polícia, na noite de sábado, de vários pontos de Barcelona, informaram à Efe fontes Guardia Urbana e da Polícia da Catalunha.
Numa operação conjunta das duas fontes policiais, os agentes retiraram cerca de 1.500 pessoas das praias da capital catalã e das demais praças e parques da cidade, especialmente do Arco de Triunfo e do Born, que celebravam ‘botellones’, reuniões em espaço público para beber bebidas alcoólicas compradas antecipadamente.
As mesmas fontes precisaram que o número de pessoas retiradas representa uma redução de 60% em relação aos cidadãos que foram dispersados na madrugada de sábado.
Os agentes também registaram 25 denúncias por incumprimento das normas sanitárias face à covid-19, como o uso da máscara, 39 por excesso de álcool, oito por incumprimento da lei de segurança e uma por desobediência.
No sábado, uma outra operação conjunta da Guardia Urbana e da Polícia da Catalunha pôs fim a diversos ‘botellones’.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.445.582 mortos no mundo, resultantes de mais de 165,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.