27 jun, 2021 - 00:42 • Redação
Veja também:
O primeiro caso da variante Delta Plus (ou Delta Mais) da Covid-19 na Dinamarca foi diagnosticado esta semana num passageiro que viajou de avião a partir de Portugal, anunciou neste sábado o Statens Serum Institut (SSI).
O caso de Covid foi detetado a 21 de junho e, quatro dias depois, o “sequenciamento de todo o genoma” revelou que se tratava da mutação Delta Plus.
A pessoa em causa encontra-se a recuperar a doença em isolamento e os outros passageiros do voo estão a ser contactados e devem manter-se também em isolamento, refere em comunicado o Statens Serum Institut, o instituto dinamarquês de prevenção de doenças contagiosas.
O SSI adianta que, até agora, apenas foi diagnosticado um caso da variante Delta Plus na Dinamarca.
Esta variante, uma versão mais contagiosa da variante Delta do vírus SARS-CoV-2, foi primeiro descoberta na Índia.
Foram detetados em Portugal 24 casos de infeção pela Delta Mais (ou Delta Plus e também conhecida como AY.1) – a variante do coronavírus SARS-Cov-2 inicialmente conhecida por variante do Nepal, segundo dados conhecidos na quarta-feira.
A informação foi confirmada à Renascença pelo Instituto Ricardo Jorge (INSA), segundo o qual não se trata de uma nova variante, mas antes de uma mutação da estirpe da Índia, agora designada por Delta.