30 jun, 2021 - 07:36 • Sofia Freitas Moreira com agências
O número de mortos no colapso de um edifício em Miami subiu para 12. A atualização foi feita por Daniella Levine Cava, autarca do condado de Miami-Dade.
O número total de pessoas desaparecidas é agora de 149. Das cerca de 300 pessoas que habitavam a parte do prédio que colapsou, 125 já foram contabilizadas, incluindo as 12 vítimas mortais, disse a mesma responsável durante a última atualização sobre os esforços de busca e salvamento.
A autarca anunciou que se vai encontrar com especialistas da área da engenharia, construção e geologia, entre outros, para rever questões de segurança de edifícios e assegurar “que uma tragédia como esta nunca mais voltará a acontecer”.
Ao sexto dia de buscas, o governador Ron DeSantis evocou um compromisso militar de não deixar ninguém para trás no campo de batalha e prometeu fazer o mesmo pelas pessoas ainda desaparecidas nos escombros.
"A forma como vejo as coisas, como um velho marinheiro, é quando alguém está desaparecido em ação, no exército, está desaparecido até ser encontrado. Nós não paramos a busca", disse numa conferência de imprensa.
Desde a madrugada de quinta-feira, altura em que o prédio colapsou parcialmente, que equipas de resgate vasculham a área em busca de sobreviventes.
Ao cair da noite, centenas de equipas recorreram a câmaras de sonar e cães especialmente treinados para procurar sobreviventes. Cavaram túneis e entraram num estacionamento subterrâneo do prédio.
O Presidente norte-americano, Joe Biden, aprovou a declaração de estado de emergência para a Flórida, na sequência da tragédia, e anunciou uma visita ao local, na quinta feira.