01 jul, 2021 - 16:14 • Redação
Os príncipes William e Harry inauguraram, esta quinta-feira, uma estátua em homenagem à princesa Diana. A mãe dos dois membros da família real faria, nesta data, 60 anos, se ainda fosse viva.
A estátua foi revelada no Palácio de Kensington, em Londres. A cerimónia teve uma lotação reduzida, devido a restrições sanitárias provocadas pela Covid-19.
O monumento em homenagem à princesa Diana foi encomendado, em 2017, 20 anos depois da sua morte, pelos dois filhos.
Numa declaração conjunta, os príncipes revelaram o desejo que a estátua “seja vista como um símbolo da vida e do legado” da sua mãe.
“No que seria o dia do seu 60.º aniversário, lembramos o amor, a força, o caráter – qualidades que a tornaram uma força do Bem, por todo o mundo, mudando para melhor muitas vidas”, lê-se no comunicado dos irmãos.
A estátua foi criada por Ian Rank-Broadley, autor do retrato da rainha nas moedas que circulam pelo Reino Unido. O monumento tem uma figura de corpo inteiro da Princesa Diana, acompanhada por três crianças.
Em declaração oficial, o Palácio de Kensington afirma que a estátua reflete “o carinho, a elegância e a energia” da princesa e o “impacto universal e geracional” do seu trabalho.
Esta foi a primeira vez que os príncipes William e Harry estiveram juntos, desde o funeral do Príncipe Philip. Os irmãos da Princesa Diana também marcaram presença da cerimónia de inauguração.
Grupos de admiradores da Princesa Diana juntaram-se à porta do palácio e deixaram bandeiras do Reino Unido, bilhetes e fotografias em homenagem ao seu 60.º aniversário.