29 jul, 2021 - 14:00 • Lusa
Veja também:
A diretora regional para África da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou esta quinta-feira que o continente precisa de 700 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 para atingir a meta de 30% de cobertura até ao final do ano.
Matshidiso Moeti falava durante a conferência semanal do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) sobre a evolução da pandemia no continente, durante a qual manifestou-se satisfeita com alguns “sinais positivos” em matéria de vacinação.
A este propósito, referiu que, durante a última semana, foram entregues a 13 países africanos, através do mecanismo COVAX (que visa a aquisição e posterior distribuição de vacinas para os países mais pobres) 3,8 milhões de doses de vacinas, o que eleva para 82 milhões as doses entregues na região.
“Estas vacinas que foram recentemente entregues fazem parte de 60 milhões de doses atribuídas a 49 países africanos e que deverão ser enviadas até setembro.
Apesar destes números, Matshidiso Moeti sublinhou que África ainda precisa de mais de 700 milhões de doses para atingir a meta de 30% de cobertura até ao final do ano.
"Este é um passo crucial no reforço do acesso sust(...)
Moeti disse ainda que a COVAX firmou acordos coma a Sinopharm e Sinovac (China) para o fornecimento de 110 milhões de doses a países de baixo rendimento, dos quais 32,5 milhões estarão a chegar ao continente.
“A COVAX está confiante no cumprimento do seu objetivo de fornecer pelo menos 520 milhões de doses a África, até ao final de 2021”, referiu.
Moeti aconselhou ainda os países a mobilizar os recursos, incluindo financeiros, para as atividades relacionadas com a vacinação, como a logística ou o pessoal, de modo a atingir o maior número de pessoas possível, tendo em conta o esperado fluxo das vacinas.
E afirmou que a OMS destacou mais de 700 funcionários e consultores para apoiar as autoridades nacionais na resposta à Covid-19.
África contabiliza 6.587.734 infetados com o novo coronavírus, registando 167.183 óbitos associados à Covid-19.
O primeiro caso de Covid-19 em África surgiu no Egito, em 14 de fevereiro de 2020, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsariana a registar casos de infeção, a 28 de fevereiro.