28 jul, 2021 - 15:30 • Lusa
Veja também:
A Inglaterra vai eliminar a quarentena aos viajantes oriundos da União Europeia (UE) e dos Estados Unidos (EUA) que tenham a vacinação completa nos países de origem, anunciou esta quarta-feira o ministro dos Transportes britânico.
Numa declaração na rede social Twitter, Grant Sharps disse que a medida, reclamada pelo setor do turismo e por expatriados, entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira, às 04h00 locais (mesma hora em Portugal continental).
Antes, a cadeia de televisão britânica BBC, sem adiantar fontes, avançou que a decisão foi tomada hoje numa reunião do Conselho de Ministros, liderada pelo primeiro-ministro Boris Johnson, cujos pormenores deverão ser divulgados nas próximas horas.
A eliminação da quarentena não retira, contudo, a obrigatoriedade de realização de testes de despistagem à Covid-19 antes da partida ou no segundo dia depois da chegada, refere a BBC.
We're helping reunite people living in the US and European countries with their family and friends in the UK 👪
— Rt Hon Grant Shapps MP (@grantshapps) July 28, 2021
From 2nd August at 4am people from these countries will be able to come to the England from an amber country without having to quarantine if they're fully vaxxed 💉
Até agora, apenas os cidadãos que tinham recebido as duas doses da vacina no Reino Unido estavam isentos de cumprir a quarentena de dez dias ao regressar a Inglaterra, com exceção de um país considerado de risco máximo.
A mudança significará que qualquer cidadão de um país totalmente vacinado da UE ou dos Estados Unidos poderá entrar em Inglaterra sem se isolar, seja para turismo, negócios, visita à família ou participação em eventos desportivos.
No entanto, no geral, independentemente do país em que foi obtida, a quarentena ainda terá que ser feita ao chegar de um território na lista "amarelo +", como a França, ou no vermelho (neste caso, num hotel designado), como os de vários países da América Latina.
Todos os viajantes que chegam de países "verdes" e pessoas vacinadas que vêm de locais da zona "amarela", como a Espanha, estão isentos de isolamento, embora devam apresentar testes negativos antes e depois de chegar ao país.
Nos últimos dias, o setor de viagens, economicamente muito afetado pela pandemia, tem pressionado o Governo a flexibilizar a política de viagens internacionais, a fim de salvar a época de férias de verão.
A medida vigorará, segundo a BBC, apenas em Inglaterra, aguardando-se que Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, que têm suas próprias competências, atualizem as suas políticas de viagens em breve.
Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.320 pessoas e foram registados 960.437 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.
Esta quarta-feira, ficou disponível o autoagendamento online da vacina contra a Covid-19 para jovens com idade igual ou superior a 18 anos.