30 jul, 2021 - 12:42 • Redação
O Tribunal de Justiça da União Europeia (EU) retirou, esta sexta-feira, a imunidade parlamentar ao ex-presidente do Governo da região autónoma da Catalunha, Carles Puigdemont, e aos também eurodeputados catalães Toni Comín e Clara Ponsatí.
O Tribunal revogou a decisão provisória que tinha sido adotada no passado dia 2 de junho, que concedia temporariamente aos três eurodeputados a imunidade parlamentar.
A decisão anterior tinha ficado a dever-se ao recurso que os três eurodeputados do partido JxCAT tinham apresentado contra a decisão do Parlamento Europeu.
A rejeição das medidas cautelares faz parte de um processo dos eurodeputados contra o Parlamento Europeu, por suspensão da imunidade. O Tribunal de Justiça da UE ainda não analisou o mérito da ação, mas enquanto isso os três eurodeputados catalãos ficarão sem imunidade.
Carles Puigdemont já reagiu, através da rede social Twitter, e lamentou que alguns meios de comunicação "não leiam a decisão do Tribunal em toda a sua profundidade".
El relat de certa premsa espanyola torna a ser el mateix que en situacions precedents. Una mica de til·la i, sobretot, que es llegeixin a fons la decisió del TGUE. Les euroordres estan suspeses. https://t.co/gu6EHXa0vF
— Carles Puigdemont (@KRLS) July 30, 2021