17 ago, 2021 - 08:49 • Lusa
Veja também:
A Nova Zelândia, um dos países com mais sucesso no combate à pandemia de Covid-19, diagnosticou, esta terça-feira, o primeiro caso local em vários meses, o que poderá levar a novas medidas para travar a transmissão.
As autoridades de saúde informaram que o doente infetado foi detetado em Auckland, a cidade mais populosa do país, com 1,7 milhões de habitantes, não tendo ligação conhecida ao exterior.
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, avisou que poderão ser decretadas novas medidas, incluindo o confinamento, para travar a propagação do vírus, num país que continua a praticar a política de zero casos na luta contra a pandemia.
O último surto comunitário no país registou-se em fevereiro.
A Nova Zelândia diagnosticou pouco mais de 2.900 casos de Covid-19 desde o início da pandemia e apenas 26 mortes provocadas pela doença.
A Covid-19 provocou pelo menos 4.361.805 mortes em todo o mundo, entre mais de 207,19 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.