24 ago, 2021 - 22:32 • Redação
O presidente dos Estados Unidos (EUA) acredita que o país está "num bom ritmo" para terminar a sua retirada do Afeganistão, antes de 31 de agosto - o prazo acordado com os talibã.
Numa declaração à imprensa, esta terça-feira, Joe Biden afirmou que está a ser feito um "progresso significativo" na saída das tropas norte-americanas do país afegão.
"Quanto mais rápido formos, melhor. Cada dia que passa é um risco para os nossos militares", avisou o chefe de Estado norte-americano.
Joe Biden revelou que deu instruções ao Pentágono para criar "planos de contigência", caso o prazo de 31 de agosto não consiga ser cumprido.
Sobre a reunião dos G7, o presidente dos EUA considera que se tratou de "uma discussão produtiva sobre como coordenar a abordagem relativamente ao Afeganistão".
"Os G7 concordam que a legitimidade de qualquer governo afegão depende do cumprimento de obrigações internacionais, incluindo impedir que o Afeganistão seja usado como base de operações terroristas", explicou Joe Biden.
"Não vamos confiar nas palavras dos talibãs, mas sim julgar as suas ações", acrescentou.
De acordo com o presidente dos EUA, já foram retiradas 75.900 pessoas, desde julho, do Afeganistão.
"Estes números são uma prova dos esforços dos nossos militares, dos nossos diplomatas e dos nossos aliados que estão em Cabul", realçou Joe Biden.