08 set, 2021 - 20:15 • Lusa
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou esta quarta-feira que os talibãs devem cumprir os seus compromissos em termos de controlo do terrorismo, cumprimento dos direitos humanos e garantir uma saída segura a quem pretenda abandonar o Afeganistão.
No decurso da videoconferência, o político social-democrata norueguês sublinhou que a Aliança Atlântica registou "importantes avanços" na luta antiterrorista no Afeganistão, e que, desde os atentados da Al-Qaida nos Estados Unidos em 2001, os aliados não voltaram a registar ataques no seu território organizados a partir do país asiático.
Em simultâneo, Stoltenberg sublinhou que a presença da NATO no Afeganistão "também reforçou a segurança e a estabilidade regionais durante décadas".
Face ao futuro, o secretário-geral aliado sublinhou que "não se deve permitir que grupos terroristas voltem a estabelecer-se no Afeganistão" e apontou que "todos os aliados da NATO estão juntos na luta contra o terrorismo".
Blinken sublinhou a "determinação" de Washington de prosseguir "ao lado do povo do Afeganistão".
Blinken emitiu estas declarações ao dirigir-se ao pessoal da base militar norte-americana de Ramstein (oeste da Alemanha), um dos pontos chave da operação de retirada de pessoas do Afeganistão, agora sob o domínio dos talibãs.