Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Espanha

Atividade sísmica detetada nas Canárias durante a noite e início da manhã

04 out, 2021 - 10:38 • Lusa

O desabamento de uma das paredes do cone do vulcão fez aumentar o caudal de lava que já ocupou perto de 30 hectares do mar.

A+ / A-

O Instituto Geográfico Nacional de Espanha registou esta segunda-feira de manhã um terramoto de magnitude 3,7 em Fuencaliente, a cerca de 11 quilómetros de profundidade, após uma noite de grande atividade sísmica nas Canárias.

Outro sismo de magnitude 3,4, igualmente ao princípio da manhã, foi localizado em Mazo e foi sentido pelos habitantes.

Entre um terramoto de magnitude 3,7, localizado a sudoeste de Mazo, cerca das 20:15 de domingo, e o último registado às 07h20 de segunda-feira, o Instituto Geográfico Nacional (IGN) contabilizou 40 tremores de terra ocorridos entre Mazo e Fuencaliente.

Os técnicos do IGN referem que a atividade sísmica registada na zona está ligada à erupção vulcânica que se regista há quase 15 dias em Cumbre Vieja mas descartam a possibilidade de novas erupções em outras zonas da ilha de La Palma, Canárias.

Entretanto, o Departamento de Segurança Nacional (DSN) concluiu que a lava do vulcão Cumbre Vieja, afeta, até ao momento, mais 400 hectares e, em particular, o delta marinho que formou ao entrar no mar ocupa uma superfície de 29,7 hectares.

No domingo à noite, a queda parcial da estrutura das paredes do cone do vulcão uniu as zonas de erupção provocando um caudal maior de lava e que alcança, em determinados pontos, quase um quilómetro de largura.

Por outro lado, as cinzas afetam principalmente a vertente sul de La Palma sendo que é possível que as partículas mais pequenas possam vir a alcançar a ilha de El Hierro, refere o DSN.

Devido à concentração de cinzas que deterioram a qualidade do ar, as equipas de emergência e técnicos foram afastados do local, assim como moradores da área.

No domingo registaram-se as emissões de 16 mil toneladas de dióxido de enxofre (SO2), de acordo com o Instituto de Vulcanologia das Canárias (Involcan).

A distribuição da corrente elétrica continua a funcionar, assim como a operacionalidade das telecomunicações, mas o abastecimento de água potável e para a agricultura está afetada sobretudo nas zonas de El Paso e de Los Llanos de Aridane.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+