Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Reino Unido pede a França para resolver conflito pesqueiro em 48 horas

01 nov, 2021 - 12:35 • Lusa

França pretende proibir os navios de pesca britânicos de desembarcar as suas capturas em alguns portos franceses e quer apertar os controles sanitários e alfandegários.

A+ / A-

A ministra britânica das Relações Exteriores, Liz Truss, pediu hoje a França que abandone em 48 horas as ameaças relacionadas com o conflito pesqueiro, agravadas na semana passada pela retenção de um navio pesqueiro deste país.

França avisou que poderá aplicar sanções contra o Reino Unido a partir de terça-feira se não chegar a um acordo para que Londres lhe conceda as licenças de pesca a que considera ter direito ao abrigo do acordo do Brexit.

A ministra das Relações Exteriores afirmou hoje, em declarações à Sky News, que França e Reino Unido ainda não chegaram a um acordo e acusou Paris de fazer "ameaças completamente irracionais" contra a indústria pesqueira britânica.

"Eles têm que retirar essas ameaças", insistiu a ministra, que não descartou o recurso a medidas legais, ressalvando que o problema "precisa de ser resolvido nas próximas 48 horas".

França pretende proibir os navios de pesca britânicos de desembarcar as suas capturas em alguns portos franceses e quer apertar os controles sanitários e alfandegários.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+