Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Reino Unido

"Big brother" no supermercado. Algoritmo vai calcular idade dos consumidores de bebidas alcoólicas

04 fev, 2022 - 17:42 • Redação

Empresa explica que não se trata de uma tecnologia de reconhecimento facial e garante que as imagens dos clientes não serão guardadas em arquivo.

A+ / A-

Algumas cadeias de supermercados do Reino Unido começaram a testar um sistema automático de verificação de idade, para controlo dos clientes que pretendem comprar bebidas alcoólicas.

O sistema de câmaras consegue fazer uma estimativa da idade, mas terá de haver uma autorização dos consumidores. A solução também levanta questões de privacidade.

O teste faz parte de um programa do Ministério britânico da Administração Interna para introduzir tecnologia em áreas como o controlo de bebidas alcoólicas, que são interditas a menores de idade.

O sistema utiliza algoritmos “treinados” numa base de dados com rostos de cidadãos anónimos.

Se o robô concluir que o cliente que está a tentar comprar bebidas alcoólicas tem menos de 25 anos de idade, este terá de mostrar a um funcionário do supermercado o bilhete de identidade.

Em declarações à BBC, Robin Tombs, diretor-executivo da Yoti, a empresa que desenvolveu a tecnologia, diz que esta solução pode acabar com a espera, “por vezes frustrante”, dos clientes nas caixas dos supermercados, quando têm que comprovar que são maiores de idade para adquirir bebidas alcoólicas.

“A nossa solução de verificação da idade está a ajudar os retalhistas a cumprir os regulamentos em todo o mundo e a manter o ritmo da exigência dos consumidores para um serviço rápido e conveniente, enquanto a privacidade é garantida”, assegura Robin Tombs.

O responsável da Yoti explica que não se trata de uma tecnologia de reconhecimento facial e garante que as imagens dos clientes não serão guardadas em arquivo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+