Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Canadá. Polícia recupera quase totalidade do controlo da cidade de Otava

20 fev, 2022 - 19:27 • Lusa

A operação policial "ainda está em curso", segundo as autoridades, que indicaram ter instalado vedações em torno do parlamento canadiano para "garantir que o terreno recuperado [aos protestantes] não será perdido".

A+ / A-

A polícia canadiana conseguiu recuperar a quase totalidade do controlo da cidade de Otava, paralisada durante 24 dias por camionistas que se opunham à política de saúde do governo do país, relacionada com o combate à Covid-19.

As autoridades canadianas anunciaram esta manhã que detiveram 190 manifestantes e que tinham rebocado cerca de meia centena de veículos. A polícia dispersou os manifestantes com gás pimenta e destruiu abrigos improvisados.

A operação policial "ainda está em curso", segundo as autoridades, que indicaram ter instalado vedações em torno do parlamento canadiano para "garantir que o terreno recuperado [aos protestantes] não será perdido".

Muitos manifestantes anunciaram estar dispostos a prosseguir os protestos até um levantamento completo das restrições anti-covid do país, entre as mais rigorosas do mundo, algumas aligeiradas nos últimos dias.

O movimento histórico de protesto no Canadá, iniciado em finais de janeiro, poderá vir a ter um efeito duradouro nos debates políticos do país.

O movimento de protesto canadiano inspirou igualmente outros além-fronteiras, nomeadamente em França e na Nova Zelândia.

Otava ainda não calculou o impacto económico resultante da crise, durante a qual vários postos fronteiriços importantes entre os Estados Unidos e o Canadá foram paralisados, forçando muitas fábricas a suspender a produção.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, tem sido fortemente criticado pela oposição por invocar uma lei de medidas de emergência raramente utilizada em tempo de paz, ainda não fez qualquer comentário público relativamente aos desenvolvimentos da operação de segurança.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    21 fev, 2022 Palmela 12:10
    A cerca tambem se galga? Ou sera que esta esta eletrificada?

Destaques V+