21 fev, 2022 - 08:10 • Olímpia Mairos , com Reuters
Pequim vai disponibilizar mais de uma dúzia de serviços de fertilização, através de um sistema de seguro médico, para apoiar as famílias que querem ter filhos.
De acordo com o jornal Beijing Daily, “os serviços médicos que utilizam tecnologias de reprodução assistida (ART) serão cobertos pelo seguro estatal da cidade, a partir de 26 de março”.
A medida de apoio à fertilidade surge numa altura em que a China assiste a um declínio dramático nos nascimentos.
A nova cobertura reprodutiva poderá, assim, ajudar a reduzir os custos e beneficiar os casais com fracos rendimentos, sem acesso a seguros médicos privados, que procuram ter filhos.
Até agora, no país só era possível ter até dois fi(...)
Os dados oficiais mostraram que a taxa de natalidade da China caiu para um nível recorde em 2021, uma tendência que levou o Governo nacional, no ano passado, a permitir que os casais tivessem até três filhos.
O país almeja alcançar uma taxa de natalidade "apropriada", disse o primeiro-ministro Li Keqiang no início da reunião parlamentar anual, em março do ano passado.
A China enfrenta o que os especialistas chamam de "bomba-relógio demográfica", na medida em que a sua população idosa aumenta e a sua força de trabalho diminui, face ao decréscimo de nascimentos.
Um registo demográfico que pode criar obstáculos à(...)