Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ucrânia

Suspensão do Nord Stream 2 "é um tiro no pé da Europa"

22 fev, 2022 - 17:38 • Pedro Mesquita com Redação

Pedro Sampaio Nunes, antigo diretor da Comissão Europeia das Energias Convencionais, aponta que esta situação "vai mexer com o preço da energia" em Portugal.

A+ / A-

O antigo diretor da Comissão Europeia das Energias Convencionais Pedro Sampaio Nunes considera que a suspensão do Nord Stream 2 "é um tiro no pé" por parte da Europa.

"Nós vamos precisar de gás natural. O maior fornecedor de gás natural, para além do norte de África, é a Rússia", explica, à Renascença.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse esta terça-feira que não é possível prosseguir com processo de certificação do gasoduto Nord Stream 2, devido ao agravar da tensão entre a Rússia e a Ucrânia.

"Sem essa certificação, o Nord Stream 2 não pode ser posto em funcionamento", referiu Scholz, durante um encontro com os jornalistas.

OuvirPausa
"Um tiro no pé", alerta Sampaio Nunes

Pedro Sampaio Nunes aponta que esta situação "vai mexer com o preço da energia" em Portugal.

Segundo este especialistas, estas sanções também fazem sofrer a Rússia, por "criar um antagonismo com os seus principais clientes".

OuvirPausa
EUA ganham com crise energética na Europa, diz Rui Cartaxo

Mas nesta equação também há vencedores, como é o caso dos EUA, segundo refere Rui Cartaxo, antigo presidente da REN, à Renascença.

"Alguns fornecedores não se importam que a Alemanha importe menos gás da Rússia. Os Estados Unidos já são o segundo fornecedor de gás natural para Portugal e um fornecedor significativo para a Europa”, sublinha.

Além dos EUA, há outros países que podem ficar a ganhar com esta crise no Leste da Europa, por causa do aumento dos preços da energia.

“Alguns países que exportam gás natural liquefeito para terminais europeus, como o Qatar e outros países, com certeza que não se importam com esta crise porque vão ter mais mercado e ter possibilidade de ter preços muito interessantes”, afirma Rui Cartaxo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    22 fev, 2022 Aqui 21:56
    Mais vale a Europa aquecer-se com o gás dos EUA do que aquecer-se com os ossos dos ucranianos mortos no leste do seu país.

Destaques V+