24 fev, 2022 - 10:52 • Olímpia Mairos
O Governo da Ucrânia está a pedir a quem saiba manejar uma arma para se disponibilizar a colaborar com as forças militares.
Em comunicado, o Governo ucraniano afirma que “cada cidadão da Ucrânia deve decidir o futuro do nosso povo. Qualquer pessoa com experiência militar que puder ajudar na defesa da Ucrânia deve reportar-se às estações”.
Assim, vão ser disponibilizadas armas aos cidadãos que estejam dispostos a combater.
“Estejam prontos para proteger o Estado em praças e cidades. O Conselho de Segurança da Ucrânia decidiu retirar qualquer tipo de sanção. Qualquer cidadão pode usar armas para defender o território”, disse o presidente da Ucrânia.
Volodymyr Zelensky, citado pela agência Reuters, disse ainda esta quinta-feira que "o inimigo sofreu perdas graves" e incentivou o comércio a fornecer bens e serviços aos cidadãos.
"As Forças Armadas da Ucrânia estão a travar batalhas muito duras, repelindo ataques em Donbas em outras regiões do leste, norte, sul. O inimigo sofreu sérias perdas, o inimigo terá ainda mais perdas. Eles vieram para nossa terra", disse Zelensky.
Em várias cidades da Ucrânia instalou-se a confusão, com a corrida à gasolina, compras e multibancos. Várias estações de metro foram transformadas em abrigos.
Apesar das sanções dos Aliados, Vladimir Putin avançou com
ofensiva às 3h00 (hora de Lisboa). Kiev declara Lei Marcial e encerra espaço
aéreo.
Oito pessoas morreram e onze ficaram feridas nas p(...)
Está no centro da Ucrânia, em Poltava, cidade onde(...)