24 fev, 2022 - 18:35 • João Carlos Malta Reuters
A central nuclear de Chernobyl foi tomada pelas forças russas, disse na quinta-feira um conselheiro do gabinete presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak.
"É impossível dizer que a central nuclear de Chernobyl está segura após um ataque totalmente inútil dos russos", disse Podolyak.
"Esta é uma das ameaças mais sérias na Europa hoje", acrescentou.
As tropas russas assumiram a central após combates ferozes com as forças ucranianas.
Ao minuto
A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, ao (...)
A Rússia atacou por três frentes esta quinta-feira, depois que Moscovo montar um ataque por terra, mar e ar. É o maior ataque a um estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial.
A Rússia quer controlar o reator nuclear de Chernobyl para sinalizar à NATO que não deve interferir militarmente no território, disse a mesma fonte.
O desastre de Chernobyl na então Ucrânia soviética disseminou nuvens de material nuclear por grande parte da Europa em 1986, após um teste de segurança fracassado no quarto reator da central nuclear.
Décadas depois, este local tornou-se uma atração turística. Cerca de uma semana antes da invasão russa, a zona de Chernobyl foi fechada para turistas.
Ucrânia
Luis Tomé explica que, neste momento, há muitos ce(...)
"Os nossos soldados estão a dar as vidas para que a tragédia de 1986 não se repita", escreveu no Twitter, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy pouco antes da tomada da central.
"Esta é uma declaração de guerra contra toda a Europa."
Russian occupation forces are trying to seize the #Chornobyl_NPP. Our defenders are giving their lives so that the tragedy of 1986 will not be repeated. Reported this to @SwedishPM. This is a declaration of war against the whole of Europe.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) February 24, 2022