09 mar, 2022 - 15:27
Morreu a a primeira pessoa a receber um transplante de um coração de porco geneticamente modificado, foi esta quarta-feira anunciado.
David Bennett, de 57 anos, tinha sido submetido à operação cirúrgica inovadora há dois meses, nos Estados Unidos.
O estado de saúde começou a deteriorar-se há alguns dias e David Bennett acabou por falecer na terça-feira, avançam os médicos que o acompanhavam, citados pela BBC.
O paciente aceitou realizar a intervenção cirúrgica, realizada a 7 de janeiro, porque sofria de um problema cardíaco terminal e aguardava há meses que chegasse a sua vez na lista de transplantes.
A operação inédita foi realizada por uma equipa de cirurgiões da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland e era considerada um "tiro no escuro".
Os médicos receberam uma autorização especial para realizar a intervenção cirúrgica.
O transplante foi autorizado pelo regulador norte-americano, a Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA), ao abrigo de uma autorização de emergência, quando não há outra opção de sobrevivência.
“Esta foi uma cirurgia revolucionária e deixa-nos a um passo de resolver a crise de escassez de órgãos", disse na altura Bartley Griffith, que transplantou o coração do porco.