Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​António Costa quer mais respostas e soluções comuns aos 27

16 mar, 2022 - 10:57 • Redação com Lusa

Primeiro-ministro foi um dos oradores num debate, em Bruxelas, sobre o Mecanismo de Recuperação e Resiliência.

A+ / A-

António Costa defendeu esta quarta-feira, em Bruxelas, mais respostas e soluções comuns aos Estados-membros da União Europeia.

O primeiro-ministro está em Bruxelas para participar numa conferência de alto nível sobre o Mecanismo de Recuperação e Resiliência e foi um dos oradores convidados da semana parlamentar europeia.

Oportunidade para Costa defender que a União Europeia deve apostar em soluções mutualizadas, ou seja, de financiamento comum.

“Pretendemos para estes e restantes desafios estruturais soluções mutualizadas que permitam que em função dos seus pontos de partida e das suas necessidades, todos avancem na prossecução dos objetivos comuns”, disse o primeiro-ministro, acrescentando que “só assim alinhamos de forma plena os objetivos, o financiamento e os recursos, todos eles verdadeiramente comuns”.

Nesta intervenção, Costa apontou que a crise da Covid-19 permitiu quebrar "uma barreira que parecia intransponível, a da mobilização de financiamento comum, com a escala de que a Europa precisa", e observou que o novo "momento de absoluta exceção", provocado pela guerra na Ucrânia, a escalada dos preços da energia, a rutura em muitas cadeias de valor e a incerteza global demonstra a necessidade de a UE ter instrumentos permanentes e a mobilização de recursos comuns.

Aludiu ainda a uma "incerteza crescente" e às "consequências nas nossas economias", lembrando que ainda agora estávamos “a emergir de uma pandemia e já estamos a ser confrontados com a guerra. Mais do que nunca, precisamos de uma Europa robusta e resiliente.”

Depois do debate, António Costa reunir-se-á com a nova presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, estando agendada uma conferência de imprensa conjunta para depois do encontro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+