A União Europeia e os Estados Unidos chegaram sexta-feira a um acordo de princípio sobre a transferência de dados pessoais entre ambos os blocos, anunciou o Presidente norte-americano em Bruxelas.
“Hoje, chegámos a um acordo sem precedentes sobre a privacidade e segurança dos dados dos nossos cidadãos”, disse Joe Biden, numa declaração conjunta à imprensa após um encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Um acordo que, estimou, vai “promover o crescimento e a inovação na Europa e nos Estados Unidos e ajudar as empresas pequenas e grandes a competir na economia digital”, estimando um impacto de 7,1 mil milhões de dólares (6,45 mil milhões de euros) nas empresas de ambos os blocos.
Por seu lado, a líder do executivo comunitário referiu estar “satisfeita” por ter sido encontrado “um acordo de princípio sobre um novo quadro para as transferências transatlânticas de dados”. Este acordo de princípio, sublinhou Von der Leyen, “irá permitir transferências de dados previsíveis e confiáveis entre a UE e os EUA”.
Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.