02 abr, 2022 - 10:19 • Redação
Veja também:
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, fez uma declaração em vídeo esta madrugada. Na mensagem, garante que as forças russas estão a abandonar o norte do país, "de forma lenta mas visível". Alguns soldados estão a ser expulsos pelo exército ucraniano, mas outros estão a ir por vontade própria, diz.
"Deixam um desastre completo e muitos perigos, é verdade", admite, acrescentando que as forças russas terão deixado minas nas zonas onde estiveram, incluindo em casas, equipamentos e corpos.
"Quem regressar a esta área terá de ter muito cuidado", aconselha. "Ainda é impossível regressar à vida normal. Esperem para que a nossa terra seja inspecionada, esperem até que consigamos assegurar que novos bombardeamentos são impossíveis", pede, falando à população.
Falando diretamente para o povo russo, pediu para "não termos mais mortos aqui". "Salvem as vossas crianças para que não se tornem vilões. Não os enviem para o exército. Façam o que puderem para os manterem vivos. Mantenham os jovens em casa", pediu.