10 abr, 2022 - 15:35 • Lusa
A Ucrânia diz que as forças russas que ocuparam a antiga central nuclear de Chernobyl roubaram substâncias radioativas de laboratórios de pesquisa que poderiam matá-los.
A Agência Estatal da Ucrânia para Gerenciar a Zona de Exclusão disse no Facebook que tropas russas entraram em uma área de armazenamento da base de pesquisa do Ecocentro e roubaram 133 substâncias altamente radioativas.
"Mesmo uma pequena parte dessa atividade é mortal se tratada de forma não profissional", disse a agência, acrescentando que "a localização das substâncias roubadas é atualmente desconhecida".
A BBC não foi capaz de confirmar isso de forma independente.
No início desta semana, o ministro da Energia da Ucrânia, German Gulashchenko, disse que os soldados russos se expuseram a uma quantidade "chocante" de radiação nuclear, dizendo que alguns deles podem ter menos de um ano de vida.
"Eles cavaram solo nu contaminado com radiação, coletaram areia radioativa em sacos para fortificação, respiraram essa poeira", disse Gulashchenko no Facebook na sexta-feira depois de visitar a zona de exclusão.