11 abr, 2022 - 00:31 • Redação
O Presidente da Ucrânia reafirma que o povo ucraniano “está a lutar, está a defender, está a responder aos ataques” da “Rússia que nos quer destruir”.
No seu habitual discurso no final do dia desde que se iniciou a invasão russa, Volodymyr Zelenskiy acusa a liderança russa de “mentir” sobre as causas do conflito e assim tentar afastar as culpas que têm na guerra em curso.
“Quando um país não tem a coragem de reconhecer os seus erros e pedir desculpas, para se adaptar à realidade, não consegue perceber que se estão a transformar em monstros”, referiu.
Segundo o líder ucraniano, a Rússia de Putin perdeu o contacto com a realidade ao atuarem como agressores, mas culpando a Ucrânia pelas ações das tropas russas.
Zelenskiy lembra as mortes em Bucha, o atentado na estação de comboios de Kramatorsk e todas as vilas e cidades destruídas e incendiadas entretanto, em mais uma semana de conflito.
Temendo a derrota, as forças russas lançaram novas ofensivas em larga escala no leste da Ucrânia. “Mas, nós estamos preparados”, responde o Presidente ucraniano.
A fechar a sua mensagem deste domingo, Zelenskiy exortou ao agravamento das sanções contra a Rússia.