12 abr, 2022 - 10:50 • Olímpia Mairos
Nicolas Sarkozy anunciou, esta terça-feira, que vai votar em Emmanuel Macron na segunda volta das presidenciais francesas, marcadas para 24 de abril.
Segundo o antigo Presidente conservador, o atual chefe de Estado francês “tem a experiência necessária” para responder à “profunda crise internacional”.
Na sua conta no Twitter, Sarkozy explica que “a importância da decisão que aí vem obrigou-me a deixar a minha reserva para indicar, com toda a clareza, qual será o meu voto”.
“Votarei em Emmanuel Macron porque acredito que ele tem a experiência necessária diante de uma grave crise internacional que é mais complexa do que nunca, porque o seu projeto económico coloca a promoção do trabalho no centro de todas as suas prioridades, porque o seu compromisso europeu é claro e inequívoco”, afirma Sarkozy.
Sarkozy lembra que “o contexto internacional e a situação financeira são graves e exigirão decisões difíceis e urgentes”.
“Exigirão escolhas que comprometerão a França pelos próximos cinco anos. A fidelidade aos valores da direita republicana e à nossa cultura de Governo deve levar-nos a responder ao apelo de Emmanuel Macron para uma convergência com vista nas eleições Presidenciais”, acrescenta.
Emmanuel Macron vai disputar a segunda volta das eleições Presidenciais contra Marine Le Pen. Na primeira volta, o atual Presidente conseguiu ficar à frente da adversária, apesar da pequena diferença nas percentagens.
A última sondagem, divulgada esta terça-feira pela Europe Elects, dá a vitória a Macron por uma curta margem. O atual Presidente conseguirá 53% dos votos contra os 47% de Le Pen.