Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

EUA

Meganavio rebocado após mais de um mês encalhado

18 abr, 2022 - 18:23 • Teresa Paula Costa

Navio de contentores foi retirado pouco antes das 7:00 de domingo por duas barcaças e cinco rebocadores.

A+ / A-

O Ever Forward, um navio de contentores do tamanho de mais de três campos de futebol, foi finalmente rebocado da Baía de Chesapeake, em Baltimore, nos Estados Unidos, onde encalhou há mais de um mês, anunciou esta segunda-feira a Associated Press.

Depois de duas tentativas malsucedidas de o retirar e a remoção subsequente de cerca de 500 dos 5 mil contentores que transportava, o navio foi rebocado pouco antes das 7h00 da manhã deste domingo por duas barcaças e cinco rebocadores.

A lua cheia e a maré alta da primavera fizeram elevar a altura da água da baía, permitindo a retirada do navio da lama, através de um buraco dragado e de volta para o canal de navegação.

Segundo informou o The Baltimore Sun, uma vez rebocado, o Ever Forward foi pesado novamente por tanques de água para garantir uma passagem segura sob a Ponte da Baía de Chesapeake, a caminho do largo de Annapolis.

Inspetores da Marinha examinarão o casco do navio antes que a Guarda Costeira permita que ele regresse ao Porto de Baltimore para recuperar os contentores descarregados.

Operado pela Evergreen Marine Corp., com sede em Taiwan, o cargueiro seguia de Baltimore para Norfolk, Virgínia, a 13 de março, quando encalhou a norte da Ponte da Baía de Chesapeake.

Segundo as autoridades, não há relatos de ferimentos, danos ou poluição. A Guarda Costeira não revelou o que fez o Ever Forward encalhar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+