Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia. Guterres pede trégua durante Páscoa ortodoxa

19 abr, 2022 - 17:06 • Ricardo Vieira

"Salvem vidas. Parem o derramamento de sangue e a destruição. Abram uma janela para o diálogo e a paz”, apela o secretário-geral da ONU.

A+ / A-

O secretário-geral da ONU, António Guterres, apela a uma trégua de quatro dias na guerra na Ucrânia, durante o período da Páscoa ortodoxa, numa altura em que teve início uma nova ofensiva russa no Leste da Ucrânia.

O objetivo desta trégua é permitir a abertura de corredores humanitários para permitir a saída da população civil das zonas de conflito.

“Estou a pedir uma pausa humanitária ortodoxa na Semana Santa para a guerra na Ucrânia”, declarou António Guterres, numa mensagem proferida em frente à sede das Nações Unidas.

O antigo primeiro-ministro português pede a todas as partes envolvidas, e a "todos os campeões da paz em todo o mundo", a se juntarem ao seu apelo de Páscoa.

"Salvem vidas. Parem o derramamento de sangue e destruição. Abram uma janela para o diálogo e a paz”, declarou António Guterres.

Este apelo a uma trégua pascal acontece numa altura em que a Rússia iniciou uma nova ofensiva para conquistar o Leste da Ucrânia.

O enviado especial da Renascença à Ucrânia confirma que as tropas russas intensificaram os ataques na região do Donbass. José Pedro Frazão, que está em Kharkiv, deu conta de intensos bombardeamentos nas últimas horas.

A Rússia já confirmou ter realizado dezenas de ataques aéreos e de ter disparado mísseis contra essa zona Ucrânia. Em comunicado, o Ministério da Defesa diz que os bombardeamentos neutralizaram 13 locais utilizados pelas forças ucranianas A mesma nota refere que está a concentrar tropas na cidade de Sloviansk, região de Donetsk.

Pelo menos seis milhões de ucranianos, tanto dentro da Ucrânia como refugiados em países vizinhos, precisam de alimentos e ajuda em dinheiro quer de forma imediata quer para o curto prazo, alertou esta terça-feira a ONU.

A destruição generalizada de infraestruturas deixou cidades como Bucha, Irpin, Hostomel e Borodianka, libertadas em diferentes momentos das tropas russas, com necessidade de vários tipos de ajuda, pelo que a assistência alimentar está a ser acelerada nesses locais, disse o coordenador de emergência do Programa Alimentar Mundial (PAM), Jakob Kern, numa videoconferência realizada na cidade ucraniana de Lviv.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    20 abr, 2022 Lisboa 09:46
    Faz algo mais que palavreado, oh pah! Muda temporariamente a sede ou as reuniões da ONU para Kiev. A ONU, tal como está, é para dissolver pois não serve a ninguém, a não ser à Rússia

Destaques V+