22 abr, 2022 - 18:56 • José Pedro Frazão, enviado especial à Ucrânia
António Guterres deverá seguir de Moscovo para Kiev.
Segundo apurou a Renascença, o secretário-geral das Nações Unidas deverá chegar à capital ucraniana só depois de se encontrar com Vladimir Putin.
A reunião de alto nível entre Guterres e o Presidente russo está marcada para o início da próxima semana. A ONU indica que Guterres chega a Moscovo na segunda-feira, dia 25 de abril. O Kremlin adianta que a reunião acontece na terça-feira.
Quanto ao encontro entre Guterres e Zelensky, em Kiev, a data concreta está, ainda, dependente das condições logísticas e de segurança para a viagem entre ambas as capitais, uma vez que o espaço aéreo ucraniano está encerrado, mas tudo indica que poderá ocorrer na quarta ou na quinta-feira da próxima semana.
De resto, a agência France Presse avança que a viagem de Guterres a Kiev acontecerá na próxima quinta-feira, dia 28.
Até agora, os altos responsáveis políticos da União Europeia e do Reino Unido têm chegado a Kiev de comboio a partir de países a oeste da Ucrânia.
Kiev está a cerca de 200 quilómetros da fronteira terrestre com a Bielorrússia, país aliado da Federação Russa na invasão da Ucrânia.
António Guterres foi muito crítico da intervenção russa no início da guerra e, recentemente, apelou a uma trégua Pascal, assinalando um período sagrado para os ortodoxos e greco-católicos, mas sem sucesso.
A confirmar-se, o secretário-geral das Nações Unidas visitará os dois países logo a seguir à Páscoa ortodoxa, quando a ONU prepara também o regresso muito limitado nos próximos dias a Kiev.
[notícia atualizada às 01h45]