Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ucrânia. Reino Unido diz que Rússia continua com problemas táticos no terreno

30 abr, 2022 - 10:35 • Lusa

Relatório fornecido pelo Ministério da Defesa britânico revela que Kremlin se viu obrigado a fundir unidades.

A+ / A-

A Rússia continua com problemas de coordenação tática na Ucrânia e o seu apoio aéreo é inconsistente, segundo informações divulgadas este sábado pelos serviços secretos do Reino Unido.

A Rússia espera retificar os problemas que têm limitado a sua invasão ao concentrar geograficamente o poder de combate, encurtando as linhas de abastecimento e simplificando o comando e o controlo, é acrescentado num relatório fornecido pelo Ministério da Defesa britânico.

A Rússia viu-se obrigada a fundir unidades que não conseguiram progredir no noroeste da Ucrânia, acrescenta a informação, observando que muitas dessas unidades podem estar moralmente debilitadas.

Os problemas de coordenação tática deixaram a Rússia incapaz de aproveitar completamente a sua capacidade de combate, apesar de algumas melhorias localizadas, enfatiza o relatório.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou cerca de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de 5,4 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+