Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Coreia do Norte dispara projétil não identificado

07 mai, 2022 - 09:18 • Lusa

Os avisos têm vindo a aumentar: Pyongyang parece estar a retomar os testes nucleares. Já lançou 15 projéteis desde janeiro, entre os quais um míssil intercontinental.

A+ / A-

A Coreia do Norte disparou um projétil não identificado neste sábado em direção a leste, anunciaram as forças armas da Coreia do Sul.

O disparo surge três dias depois do lançamento de um míssil, numa altura em que se multiplicam os avisos sobre a possibilidade de Pyongyang retomar os testes nucleares.

Este é 15.º lançamento realizado por Pyongyang desde o início do ano e ocorreu antes da tomada de posse, marcada para terça-feira, do Presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, que prometeu ser mais restrito em relação ao vizinho do Norte.

Em março, e pela primeira vez desde 2017, a Coreia do Norte disparou um míssil balístico intercontinental.

O regime norte-coreano afirmou que continuava a desenvolver um arsenal nuclear, ignorando as propostas de diálogo dos Estados Unidos.

Observadores indicaram que nos últimos meses imagens obtidas por satélite mostram sinais de que o Norte está a preparar-se para um teste nuclear em instalações no nordeste do país.

Na semana passada, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, exibiu vários mísseis durante um desfile militar em Pyongyang, prometendo desenvolver o arsenal ao "ritmo mais rápido possível".

Kim avisou que o Norte ia utilizar proativamente as armas nucleares se os interesses do país fossem ameaçados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+