12 mai, 2022 - 04:40 • Marisa Gonçalves com agências
Depois de a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos ter aprovado um pacote de 40 mil milhões de dólares (38 mil milhões de euros) para a Ucrânia, reforçando um o apoio a Kiev, tal como tinha sido pedido por Joe Biden, o Presidente ucraniano veio agradecer a ajuda.
Estou grato aos Estados Unidos e ao Congresso norte-americano por esta ajuda que vamos receber”, disse Volodymyr Zelenskiy numa nova mensagem divulgada em vídeo, sublinhando que haverá em breve uma votação no Senado para que, de seguida, o Presidente dos Estados Unidos, possa promulgar o novo pacote de ajuda financeira.
O texto aprovado na Câmara baixa do Congresso dos EUA, na terça-feira à noite, inclui uma componente económica e humanitária, mas também armas e munições.
Na sua mensagem em vídeo, Zelenskiy diz que o dinheiro será usado de forma rápida e “sem qualquer burocracia” para melhorar a capacidade defensiva da Ucrânia. “Vamos ter mais armas, munições e equipamento”, frisou.
Acrescentou que os cerca de 40 mil milhões de euros vão servir também para “ajudar a investigar os crimes de guerra que a Rússia e os ocupantes russos estão a cometer”.
Voltou a manifestar confiança numa vitória sobre a ofensiva militar russa. “Independentemente do que os ocupantes decidam fazer a seguir, não lhes vai valer de nada. Não têm qualquer hipótese. Eu acredito que vamos libertar o nosso país e o nosso povo”, sustentou.
O Presidente reafirmou que a guerra só terminará “quando a Ucrânia recuperar tudo aquilo que a Rússia lhe tirou”.
A Rússia lançou em 24 de
fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou a morte de mais de três
mil civis e a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5
milhões para fora do país, de acordo com os dados mais recentes da ONU.