23 mai, 2022 - 22:43 • João Carlos Malta
O rei emérito, Juan Carlos I, deixou o Palácio de la Zarzuela depois das 21h00 desta segunda-feira, após passar 11 horas naquela que foi a sua residência durante 57 anos. Volta a Espanha depois de há dois anos ter sido obrigado a abandonar o país na sequência de um escândalo fnanceiro.
Segundo o "El País", Juan Carlos I encontrou-se com Felipe VI e ambos "tiveram uma longa conversa sobre questões familiares, bem como sobre diversos acontecimentos e as suas consequências na sociedade espanhola desde que o pai do rei decidiu-se mudar para Abu Dhabi em 3 de agosto de ano 2020″, de acordo com um breve comunicado da casa real.
Segundo a explicação da Casa Real, a rainha Sofía “não pôde estar no almoço por ter testado positivo para covid ao regressar de Miami, embora tenha permanecido com o resto da família no refeitório munida de máscara".
Monarca regressa à sua terra natal pela primeira v(...)
No comunicado da Casa Real recorda-se que, na carta de 5 de março, Juan Carlos I afirmou, “em primeiro lugar, o desejo de estabelecer residência permanente e estável em Abu Dhabi por motivos pessoais; e, em segundo lugar, a sua decisão de organizar a sua vida pessoal e o seu local de residência locais privados, tanto durante as suas visitas como no caso de voltar a residir em Espanha no futuro, para continuar a gozar da maior privacidade possível”.
Juan Carlos
Em causa está o papel de Juan Carlos I na intermed(...)
Juan Carlos esteve envolvido num escândalo de suspeita de tráfico de influências e corrupção. Isso fez com que escrevesse ao filho Filipe VI, atual rei de Espanha, a comunicar a intenção de sair do país e viver no estrangeiro.
O Rei Emérito estava sob investigação preliminar devido a um contrato para um comboio de alta velocidade na Arábia Saudita.
O monarca, pai do atual rei de Espanha, terá recebido uma doação de 65 milhões de euros da monarquia saudita na sequência da sua intervenção no negócio, segundo a imprensa.