27 mai, 2022 - 03:40 • Marisa Gonçalves com Agências
Na sua habitual mensagem noturna, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy defende que aumentar a pressão económica sobre a Rússia é “literalmente uma questão de salvar vidas”.
O Presidente ucraniano aproveita para criticar os países que estão a impedir a aprovação de um sexto pacote de sanções a Moscovo, numa referência indireta a nações como Hungria e Eslováquia afirmando: “Agradeço a todos os países que promovem sanções mas, onde arranjaram tanto poder aqueles que estão a bloquear o sexto pacote de sanções? Porque é que lhes é ainda permitido ter tanto poder incluindo nos procedimentos intraeuropeus?”
Zelenskiy faz ainda notar a demora na aplicação de novas medidas contra a economia russa apontando a falta de união entre os Estados-membros. “Vejam o número de semanas que passaram para a União Europeia tentar chegar a um acordo. (…) e em que o mundo não se atreveu a bloquear o sistema bancário russo, todos os bancos sem exceção para privar o agressor da oportunidade de financiar não apenas a guerra contra a Ucrânia mas ainda a sua política de criação de divisões e crises em todo o mundo”, declara.
O Presidente da Ucrânia reitera o pedido de mais armamento aos parceiros acusando as tropas russas de cometerem “genocídio” na região do Donbass. “A ofensiva da Rússia vai tornar aquela região inabitável”, aponta Zelenskiy.
Autoridades militares norte-americanas anunciaram, entretanto, que os Estados Unidos se preparam para enviar à Ucrânia sistemas avançados de rockets de longo alcance, no âmbito de um pacote de ajuda a ser detalhado na próxima semana, segundo as agências de notícias internacionais.
A ofensiva militar lançada na madrugada de 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas de suas casas -- mais de oito milhões de deslocados internos e mais de 6,6 milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.