02 jun, 2022 - 08:26 • Olímpia Mairos , com Reuters
O Ministério da Defesa do Reino Unido diz que a Rússia assumiu o controlo da maior parte da importante cidade de Severodonetsk, no leste da Ucrânia.
“A estrada principal para o a cidade de Severodonetsk provavelmente permanece sob controlo ucraniano, mas a Rússia continua a obter ganhos locais constantes, possibilitados por uma forte concentração de artilharia”, lê-se no relatório diário da Defesa britânica.
Acrescenta que o ganho “não foi sem custo”, assinalando que as forças russas sofreram perdas no processo.
Atravessar o rio Siverskyy Donets – que é uma barreira natural para os seus eixos de avanço – é “vital para as forças russas” enquanto protegem as regiões de Lugansk e se preparam para mudar o foco para Donetsk.
“Os locais potenciais de travessia incluem entre Severodonetsk e a cidade vizinha de Lysychansk; e perto de Lyman recentemente capturada. Em ambos os locais, a linha do rio provavelmente ainda permanece controlada pelas forças ucranianas, que destruíram as pontes existentes”, conclui.
As forças ucranianas admitem que os russos já controlam 80% de Severodonetsk.
Serhiy Hayday, líder da administração militar regional de Lugansk, em declarações à CNN, refere que os combates na rua prosseguem, admitindo que 80% da cidade de Severodonetsk já está ocupada pelas forças russas.
“Em algumas ruas, os nossos combatentes têm sucesso”, frisou Hayday, adiantando que foram capturados pelo menos seis soldados russos.
Segundo Hayday, a cidade de Lysychansk, vizinha de Severodonetsk, continua sob controlo ucraniano, assinalando tratar-se de uma “posição vantajosa” do ponto de vista militar, tendo em conta que a localização da cidade, no topo de uma colina, “oferece muitas oportunidades”.
“Apesar do bombardeamento constante e diário, ainda é possível trazer ajuda humanitária para as comunidades de Hirske e de Lysychansk”, garantiu.
De acordo com o governador regional de Luhansk, Serhiy Gaidai, citado pela agência Reuters, há civis abrigados numa fábrica química em Severodonetsk.
“Há civis lá em abrigos antibombas, há muitos deles, mas não será um segundo Azovstal, já que aquela [fábrica] tinha uma enorme cidade subterrânea – que não existe em Azot”, disse.
As forças russas entraram na cidade de Severodonetsk, na região oriental de Luhansk, no final da semana passada, após semanas de bombardeamentos enquanto tentam assumir o controle total da região industrial de Donbas.