Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Rússia retira da Ilha da Serpente

30 jun, 2022 - 13:07 • Carlos Calaveiras

Ilha é estratégica nas rotas comerciais da região e, por isso, foi tomada pela Rússia logo no primeiro dia de conflito com a Ucrânia.

A+ / A-

A Rússia garante que saiu da Ilha da Serpente num “gesto de boa vontade”. No entanto, forças ucranianas estarão a atacar o local.

Imagens de satélite mostram colunas de fumo, o que parece confirmar o avanço da ofensiva.

A Ilha da Serpente tem sido periodicamente atacada desde o início do conflito entre Rússia e Ucrânia. Kiev tem tentado destruir o sistema anti-míssil que Moscovo tem lá instalado.

Para além disso, navios russos também têm sido atacados.

Segundo a BBC, a Ucrânia terá como objetivo instalar na ilha da Serpente as suas próprias defesas anti-míssil.

A Ilha está a cerca de 50 quilómetros da Ucrânia e perto das rotas habituais que levam ao Bósforo e ao Mediterrâneo. Daí a sua importância estratégica. O espaço foi tomado pela Rússia no primeiro dia da invasão da Ucrânia e, desde aí, tem havido confrontos entre as partes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    30 jun, 2022 Lisboa 13:39
    Com a chegada dos misseis Harpoon entre outro armamento moderno Ocidental, o poder ofensivo do exército Ucraniano aumentou drasticamente e manter uma guarnição russa debaixo de fogo diário, é contraproducente. Moral da História: não há aqui "boa vontade" nenhuma da Rússia, o que há é uma pressão insuportável por parte das armas Ucranianas e é só por isso que a Rússia retirou.

Destaques V+