Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Atirador na Dinamarca. “Nada aponta para motivações terroristas”

04 jul, 2022 - 08:27 • Olímpia Mairos

O suspeito detido, de 22 anos, era conhecido das autoridades e tinha antecedentes psiquiátricos.

A+ / A-

A polícia dinamarquesa afastou a hipótese de que o ataque no Centro Comercial Field's, um dos maiores centros comerciais de Copenhaga, tenha tido motivações terroristas. No ataque de domingo três pessoas morreram.

De acordo com o jornal Jyllands Posten, que cita Søren Thomassen, chefe da polícia de Copenhaga, o suspeito de 22 anos, de nacionalidade dinamarquesa, que foi detido, era conhecido das autoridades e tinha antecedentes psiquiátricos.

De acordo com as autoridades, o suspeito atuou sozinho e as vítimas do ataque foram de oportunidade.

Segundo a polícia, quando foi detido o homem tinha consigo uma navalha, uma espingarda e munições.

Na conferência de imprensa desta segunda-feira, o chefe da polícia de Copenhaga deu conta da existência de quatro dos feridos em estado crítico: Dois são de nacionalidade dinamarquesa (um homem de 40 anos e uma mulher de 19) e dois são suecos (um homem de 50 anos e uma mulher de 19 anos).

As vítimas mortais são um dinamarquês de 17 anos, uma dinamarquesa de 17 anos, e um homem de nacionalidade russa de 47 anos a residir na Dinamarca.

Numa reação ao incidente, a primeira-ministra disse no domingo que o país foi atingido por um “cruel ataque”.

“É incompreensível, comovente, sem sentido. A nossa bela, e geralmente tão segura, capital foi alterada numa fração de segundos”, afirmou Mette Frederiksen num comunicado oficial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+