08 jul, 2022 - 15:25 • Cristina Nascimento
O Presidente da República considera que a morte de José Eduardo dos Santos representa o desaparecimento de um "protagonista decisivo" de Angola desde o final dos anos 70 até ser substítuido por João Lourenço, em 2017.
Foi uma "personalidade que marcou relações num período particularmente sensível", disse ainda.
Marcelo Rebelo de Sousa falava à porta das instalações da "SIC", esta sexta-feira, remetendo outras reações para um comunicado da presidência.
1942-2022
Marcelo destaca "protagonista decisivo" da Históri(...)
O chefe de Estado assegurou que Portugal estará presente nas cerimónias fúnebres pelo próprio Presidente da República e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.
"O Presidente José Eduardo dos Santos foi o interlocutor de todos os Presidentes Portugueses em Democracia, durante quatro décadas, constituindo um protagonista decisivo nas relações entre os Estados e os Povos Angolano e Português", lê-se no comunicado da presidência.
No documento, é sublinhado ainda: "Portugal testemunha o respeito devido a essa longa memória, em período determinante para o nascimento e o arranque da CPLP e do engrandecimento das nossas relações bilaterais após a descolonização."