Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ucrânia

Zelensky: "A unidade ucraniana não pode ser quebrada por mentiras, intimidação, desinformação ou teorias da conspiração”

17 jul, 2022 - 11:49 • Lusa

Segundo Zelensky, todos devem lembrar-se “do custo dos erros e discórdias que dificultaram nas gerações anteriores” alcançar os resultados que a Ucrânia tem hoje.

A+ / A-

O Presidente ucraniano afirmou que a Ucrânia já conseguiu libertar parte do território ocupado pelos russos após o início da guerra e garantiu que outras áreas ocupadas também serão retomadas gradualmente, segundo os 'media" locais.

“A Ucrânia resistiu aos ataques brutais da Rússia. Já conseguimos libertar parte do território ocupado depois de 24 de fevereiro. Pouco a pouco, vamos libertar outras áreas dos nosso país que estão atualmente sob ocupação”, disse Volodymyr Zelensky, em declarações feitas na noite de sábado, recolhidas pela agência de notícias Ukrinform.

Zelensky salientou que, durante esta guerra, a Ucrânia alcançou o estatuto de candidata a membro da União Europeia (UE), conseguiu manter a estabilidade das suas instituições públicas, reconstruiu o sistema energético para que funcione na rede elétrica do continente europeu e reorganizou todos os processos logísticos do país, tanto militares quanto económicos.

“E o mais importante, mantemos a unidade interna, tendo superado os conflitos e contradições que nos atrapalharam no passado”, afirmou o chefe de Estado ucraniano.

Segundo Zelensky, todos devem lembrar-se “do custo dos erros e discórdias que dificultaram nas gerações anteriores” alcançar os resultados que a Ucrânia tem hoje.

“Devemos lembrar o quanto nosso povo teve que suportar antes de a soberania e a independência da Ucrânia pudessem ser restauradas”, sublinhou.

Por outro lado, Zelensky também destacou a importância de “algum tipo de soberania emocional” diante da desinformação divulgada pela Rússia e de não acreditar em nenhuma fonte anónima.

“Às vezes, as armas de informação podem atingir mais forte do que as convencionais. É óbvio que nenhum míssil ou artilharia russa conseguirá romper a nossa unidade e tirar-nos do caminho. E é igualmente óbvio que a unidade ucraniana não pode ser quebrada por mentiras, intimidação, desinformação ou teorias da conspiração”, declarou Zelensky.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    17 jul, 2022 Porto 14:49
    Tem mais é que nos apresentar uma contra proposta para negociar, passaporte de dupla nacionalidade, isenção de comprometido com alianças bélicas e inserção na cee para patrocínio do desenvolvimento.
  • Desabafo Assim
    17 jul, 2022 Porto 11:44
    "tendo superado os conflitos e contradições que nos atrapalharam no passado"
  • Desabafo Assim
    17 jul, 2022 Porto 11:43
    "tendo superado os conflitos e contradições que nos atrapalharam no passado"

Destaques V+