Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Rússia, Turquia e Irão discutem intervenção armada na Síria

19 jul, 2022 - 04:29 • Lusa

O presidente turco espera obter dos seus homólogos a aprovação para uma nova operação militar em território sírio.

A+ / A-

Os presidentes da Rússia, Turquia e Irão reúnem-se, esta terça-feira, em Teerão, para discutir o plano turco de uma intervenção armada no noroeste da Síria e a possibilidade de exportação de cereais da Ucrânia.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan espera obter dos presidentes russo, Vladimir Putin, e iraniano, Ebrahim Raisi, aprovação para uma nova operação militar em território sírio para criar uma “zona de segurança” de 30 quilómetros de profundidade ao longo da sua fronteira.

Rússia, Turquia e Irão são três importantes intervenientes na guerra que decorre na Síria desde 2011, com Moscovo e Teerão a apoiarem o regime de Bashar al-Assad e Ancara a fornecer apoio a diversos grupos rebeldes.

Em Teerão, os presidentes russo e turco vão reunir-se também para discutir a possibilidade de exportação de cereais da Ucrânia, que foi travada pela invasão russa, ameaçando provocar uma crise alimentar mundial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+