Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Turquia e a Rússia são os vencedores do acordo para a exportar cereais, avalia Martins da Cruz

22 jul, 2022 - 00:44 • Teresa Almeida com Redação

Já o papel das Nações Unidas foi muito reduzido, segundo a análise do embaixador.

A+ / A-

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros António Martins da Cruz considera que a Turquia e a Rússia são os vencedores do acordo para exportar cereais, que será celebrado esta sexta-feira.

Ouvido pela Renascença, o embaixador sublinha que a mediação da Turquia "foi essencial" e a Rússia demonstrou "boa vontade" nas negociações.

O diplomata realça que este acordo é bom para os países que necessitam dos cereais, sobretudo vários países africanos e asiáticos, o que revela que Putin teve em conta "as relações preferenciais que tem com estes países".

Já o papel das Nações Unidas foi muito reduzido, segundo a análise de Martins da Cruz.

"Decidiram ter funções adjetivas. A mediação não foi feita pela ONU, como devia ter sido. António Guterres perde uma oportunidade para dar visibilidade às Nações Unidas", considera.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    22 jul, 2022 Eu 14:08
    Perdeu a ONU, perdeu a Ucrânia e perdeu o Ocidente, que aceitou passivamente um bloqueio em águas internacionais, sem um mínimo de reação musculada. Não sei se é medo de pôr porta-aviões perto de misseis hipersónicos ou outra coisa. Mas que ficam mal na foto, isso ficam, embora a Ucrânia sozinha, fosse a menos culpada por falta de alternativas.

Destaques V+