Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Tensão

Rússia acusa EUA de violações do princípio de soberania e apela a reação

05 ago, 2022 - 08:18 • Lusa

Sergey Lavrov acusou os EUA de tentarem "impor o seu domínio" em diferentes cantos do mundo, durante encontro com homólogo chinês.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo Sergey Lavrov apelou esta sexta-feira a uma reação ao que chamou de violações do princípio de soberania pelos Estados Unidos, numa reunião com o homólogo chinês, Wang Yi.

"Estou convencido que a nossa parceria estratégica é um dos pilares do movimento para o triunfo do direito internacional antes de mais, da Carta das Nações Unidas, que proclamou o princípio da igualdade de soberania dos Estados. Os Estados Unidos violam este princípio em todo o lado e isto exige uma reação", disse Lavrov citado pela agência de notícias Interfax.

O ministro russo acusou os EUA de tentarem "impor o seu domínio" em diferentes cantos do mundo, durante o encontro com Wang, que decorreu na capital do Camboja, Phnom Penh, à margem de uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Segundo Lavrov, os EUA decidiram "transformar a Ucrânia numa ameaça à Federação Russa e ignoraram durante anos a política racista do regime de Kiev, que destruiu tudo o que era russo".

"Fizeram o mesmo no caso da visita de Nancy Pelosi [líder da Câmara dos Representantes do Congresso norte-americano] a Taiwan, ignorando os seus próprios princípios proclamados publicamente, e de cujo apego tentaram convencer toda a gente", acrescentou o chefe da diplomacia russa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    07 ago, 2022 Lisboa 18:16
    A Rússia a tentar vestir a pele de cordeiro, enquanto como lobo, vai atacando o rebanho. Uma mera deturpação de factos, bem ao gosto da Realidade Alternativa que a Rússia nos quer enfiar pela goela...
  • Digo
    05 ago, 2022 Eu 18:49
    O russo Lavrov a falar no Direito Internacional ... Um capanga de Putin, o líder dum País em guerra com a Europa - estamos em guerra, desde híbrida a cibernética, só não estamos é a combater, isso fazem os Ucranianos por nós - a falar na "soberania dos Estados". A "lata" deste russo de mau pêlo ...

Destaques V+