Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Stoltenberg classifica como "desafio estratégico" a presença da Rússia no Ártico

27 ago, 2022 - 03:37 • Lusa

O responsável da Aliança Atlântica refere que a Rússia está a utilizar o Ártico para testar novas armas, como mísseis hipersónicos.

A+ / A-

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, alertou que o aumento da presença da Rússia no Ártico representa um “desafio estratégico” para a Aliança Atlântica.

Jens Stoltenberg falava na Base Aérea de Cold Lake, no noroeste do Canadá, onde estão baseados os caças do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad), responsáveis pela patrulha do Ártico.

No final de uma visita de três dias ao Canadá, o responsável da Aliança Atlântica sublinhou que o caminho mais curto para mísseis e bombardeiros russos chegarem à Europa Ocidental é através da região do Ártico.

Além disso, Stoltenberg explicou que a Rússia está a utilizar o Ártico para testar novas armas, como mísseis hipersónicos.

"A Rússia estabeleceu um novo Comando Ártico. Abriu centenas de novas bases no Ártico, bem como antigas instalações militares da era soviética, incluindo bases aéreas e portos de águas profundas", referiu o secretário-geral da NATO numa conferência de imprensa com o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau.

Na quinta-feira, Stoltenberg viajou com Trudeau para a remota cidade canadiana de Cambridge Bay, no território autónomo de Nunavut, onde o Norad tem uma estação de radar de alerta antecipado, para detetar mísseis e aviões russos.

Esta foi a primeira vez na história da NATO que um secretário-geral da aliança fez uma visita ao Ártico canadiano.

Jens Stoltenberg sublinhou ainda a crescente importância do norte do planeta para a NATO, lembrando que, uma vez que a Suécia e a Finlândia completem a sua adesão à organização, sete dos oito países do Ártico estarão integrados na Aliança Militar. O único país do Ártico que ficará de fora é precisamente a Rússia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    27 ago, 2022 Lisboa 12:45
    A Finlândia e a Suécia serão um otimo reforço para a zona do ártico. Mas o que também é preciso e com urgência, são contramedidas para abater os hipersónicos, seja outros hipersónicos, seja as tais baterias de raios laser, que dizem estar a caminho da fase final de teste e prontidão. Com os hipersónicos russos controlados, menos bazófia virá de Moscovo

Destaques V+