27 ago, 2022 - 22:35 • Sandra Afonso
Garantir a paz na europa, reduzir a emissão de CO2 e assegurar a solidariedade entre gerações. São as três metas assinaladas este sábado pela presidente da Comissão Europeia, durante um encontro de jovens na comunidade ecuménica de Taizé, em França.
Segundo Ursula von der Leyen, cada geração de europeus tem a sua missão e a atualidade acabou por ditar as prioridades atuais, entre elas a diminuição da dependência energética.
“O preço da energia solar e eólica baixou a tal ponto que hoje já é mais barata do que poluir com combustíveis fósseis. No Mar do Norte estamos a apoiar a construção de uma das maiores quintas eólicas offshore do mundo, que em breve vai ter capacidade para fornecer anualmente energia a mais de 50 milhões de casas, cerca de um quarto das habitações na União Europeia. O Green Deal europeu é, assim, um sucesso, mas ainda não chega.”
«Um momento enriquecedor de reflexão e diálogo sob(...)
A presidente do executivo comunitário lembra ainda que a Ucrânia está a lutar pela sua própria existência e pela manutenção dos valores europeus.
Palavras aplaudidas por jovens de diferentes países, que se reúnem por esta altura na aldeia de Taizé. Um local especial, segundo Ursula Von Der Leyen.
“Taizé e o espírito de Taizé tem tanta esperança e confiança no futuro!... Agora que estou aqui, é maravilhoso, é ainda melhor que as minhas expectativas! Para mim, pelo que experimentei, é um local de refúgio, de reflexão, de fé e… claro, de encontro. Estou cheia de alegria e gratidão por isto.”
A presidente da Comissão Europeia esteve pela primeira vez na comunidade ecuménica de Taizé, em França, um local que já conhece há 50 anos mas que só agora visitou.