Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia. Intensos combates em Kherson

30 ago, 2022 - 09:40 • Lusa

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de quase 13 milhões de pessoas.

A+ / A-

Intensos combates entre forças ucranianas e russas estão a ter lugar em quase toda a região ocupada de Kherson, onde as tropas de Kiev lançaram uma contra-ofensiva, disse hoje a presidência ucraniana.

"Explosões poderosas tiveram lugar todo o dia [segunda-feira] e toda a noite na região de Kherson. Estão a decorrer combates intensos em quase todo o território da região", acrescentando que as tropas ucranianas "lançaram ações ofensivas em várias direções".

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de quase 13 milhões de pessoas - mais de seis milhões de deslocados internos e quase sete milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções em todos os setores, da banca à energia e ao desporto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    30 ago, 2022 Lisboa 20:14
    Cheguem-lhes forte, Ucranianos! Os russos que se renderem e/ou desertarem, devem ser aquartelados segundo a Convenção de Genebra, assim como os feridos capturados. Os outros... Mostrem-lhes o Inferno! Fogo neles! Lembrem-se do que eles fizeram às populações civis ucranianas, quando invadiram. Força, Ucrânia!

Destaques V+