05 out, 2022 - 10:49 • Redação
A Real Academia Sueca de Ciências revela que Carolyn R. Bertozzi, Morten Meldal e K. Barry Sharpless são os vencedores do prémio Nobel da Química pelo “desenvolvimento da química do clique e da química bio-ortogonal”.
Segundo a Academia Sueca, este Nobel é sobre facilitar processos complicados. Os dois norte-americanos e o dinamarquês lançaram as bases para uma forma funcional da química – “click chemistry” [química do clique] – na qual blocos moleculares encaixam de forma rápida e eficiente.
“A química do clique é utilizada no desenvolvimento de produtos farmacêuticos, para mapear ADN e criar materiais mais adequados”, lê-se no comunicado da Academia.
Por sua vez, Carolyn Bertozzi “levou a química do clique para uma nova dimensão, começando a utilizá-la em organismos vivos. As suas reações bio-ortogonais ocorrem sem interromper a química normal da célula", explica.
“Recorrendo a reações bio-ortogonais, os investigadores melhoraram o funcionamento de produtos farmacêuticos contra o cancro.”
Barry Sharpless é a quinta pessoa da história a vencer um segundo Prémio Nobel, tendo o primeiro sido em 2001. Assim, junta-se a outras personalidades que receberam o Prémio Nobel por duas vezes: John Bardeen, Marie Skłodowska Curie, Linus Pauling e Frederick Sanger.
O termo bio-ortogonal refere-se a qualquer reação química que pode ocorrer dentro de sistemas vivos sem interferir nos processos bioquímicos nativos. O termo foi cunhado por Carolyn R. Bertozzi em 2003.
Este é o terceiro Nobel a ser anunciado este ano. Segunda-feira foi entregue o da Medicina ao sueco Svante Pääbo e na terça o da Física ao francês Alain Aspect, o norte-americano John F. Clauser e o austríaco Anton Zeilinger.
Os vencedores recebem um diploma, uma medalha de ouro e uma quantia em dinheiro, que este ano será de 10 milhões de coroas suecas (cerca de 919 mil euros) a dividir pelas várias categorias.
A temporada Nobel de 2022 culmina a 7 de outubro com a atribuição Nobel da Paz, categoria este ano muito aguardada, em tempo de guerra na Europa.
Todas as categorias serão anunciadas em Estocolmo, exceto o Nobel da Paz que, como habitualmente, será atribuído pelo Comité Nobel Norueguês e terá como cenário o Instituto Nobel Norueguês, em Oslo, na próxima sexta-feira, 7 de outubro.
Os prémios Nobel nasceram da vontade do cientista e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896) em legar grande parte da sua fortuna a pessoas que trabalhem por "um mundo melhor". O prestígio internacional dos prémios Nobel deve-se, em grande parte, às quantias atribuídas, que atualmente chegam aos dez milhões de coroas suecas (mais de 953.000 euros).