Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Liz Truss tem direito a mesada de 130 mil euros como ex-primeira-ministra

21 out, 2022 - 18:05 • Diogo Camilo

Apesar de ter estado no nº10 de Downing Street durante apenas 45 dias, Liz Truss poderá receber um subsídio de quase 11 mil euros por mês. Oposição pede que não aceite a subvenção porque “não mereceu o direito a reivindicá-la".

A+ / A-

Liz Truss durou apenas 45 dias como primeira-ministra do Reino Unido, mas o curto tempo como chefe de Governo faz com tenha direito a receber um subsídio de até 130 mil euros por ano.

O Subsídio de Custos de Serviços Públicos (PDCA) é um programa do governo britânico que foi introduzido em 1990 de maneira a “ajudar ex-primeiros-ministros ainda ativos na vida pública”.

Assim, Liz Truss terá direito a até 115 mil libras por ano, ou 131 mil euros, que se traduzem em quase 11 mil euros por mês. Para efeitos de comparação, o salário do primeiro-ministro português, António Costa, é de cerca de metade: 5.436,6 euros. O do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é de pouco mais de 7.500 euros por mês.

Segundo o próprio site do executivo do Reino Unido, o subsídio reembolsará os antigos primeiros-ministros das despesas de gabinete e secretariado decorrentes das suas funções públicas, com os pagamentos a serem feitos apenas para cobrir o custo real de continuar a cumprir deveres públicos.

Keir Starmer, o líder do Partido Trabalhista, já veio pedir que Truss não aceite o subsídio, considerando que “não mereceu o direito a reinvidicá-lo”, tal como o líder dos Democratas Liberais, Ed Davey, que comparou o apoio a uma “pensão do Estado” que é “muitas vezes” superior ao que trabalhadores podem esperar de reforma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+